Longline,

um desafio que não tem fim

O Longline é a modalidade do slackline em que o desafio consiste em caminhar linhas cada vez mais longas. Mais tensas ou mais bambas, com ancoragens mais altas ou mais baixas, com maior ou menor sag, o foco é sempre o mesmo: terminar a fita, “to send the line”.

O que determina se estamos a fazer slackline ou longline é apenas o cumprimento da linha. A partir de 40 metros já poderá ser considerada uma linha longa. Dai para a frente tudo é possível, desde que existam espaços com condições para montar linhas de longline cada vez mais maiores. O record mundial, foi estabelecido em setembro de 2019, por Joshua Leupolz, com uma linha de 615 metros.

O record anterior já durava à 4 anos. Em 2015 Alexander Schulz havia atingido a marca de 610 metros. No ano anterior Nathan Paulin e Théo Sanson tinham subido a fasquia para 601 metros. A realidade é que a dificuldade em bater este records reside essencialmente na dificuldade de encontrar um terreno que permita linhas mais longas, devido ao “sag”. Isto comprava-se facilmente pelos records de highline que continuam a subir.

o que é slackline . longlining