Aveiro conta com a única escola de slackline do país, o CENAP slack box.

Um dos principais objetivos do projeto Aveiro Slackliners foi encontrar um espaço para o treino e a aprendizagem de slackline. Depois de uma breve experiência em 2015 no LP Studio em São Bernardo, só no ano seguinte, em estreita colaboração e parceria com o CENAP – Centro Atlético Póvoa Pacense,
com o apoio da Tribo do Sol, Fisiomanual e Teatr’us abriu a primeira escola de slackline em Portugal. O longo trabalho de remodelação e limpeza, resultou num espaço surpreendente e único em Portugal: o CENAP Slack Box – Centro de Formação e Treino de Slackline.

Cenap Slack Box

A escola de slackline tem aulas semanais para todos os níveis

O CENAP Slack Box tem aulas e treinos de slackline todas as terças e quartas-feiras das 19h30 às 21h, está instalado na Nave 2 do Pavilhão do CENAP Santa Joana, sito na Rua do Viso. “Foi recentemente remodelado e oferece uma área interior e acolchoada, de 200 metros quadrados, totalmente equipada, preparada e segura para a formação de crianças, jovens e adultos para a prática de Slackline” refere o André Antunes, o responsável pelo projeto.

Na escola de slackline encontram-se sempre instaladas e prontas a usar, 5 Slacklines de diferentes alturas, comprimentos, tensões e formas de instalação. Estes permitem, num só local, a exploração de múltiplas potencialidades e vertentes do Slackline – Clássico, Yogaline, Trickline, Rodeoline, Longline e Playline. É o local perfeito para aprender e receber algumas dicas de slackline, mas, também, para evoluir no trickline. O chão está todo acolchoado e cair não é uma preocupação.

Para além de tudo isto, existem também, neste espaço, outros equipamentos que potenciam novas experiências de mobilidade articular e equilíbrio, com bolas de pilates, tecido vertical e os wipp walkers / wipp siders: estruturas de equilíbrio e mobilidade articular que possibilitam a qualquer pessoa, independentemente do seu nível de equilíbrio, desenvolver uma capacidade tão vital, como o equilíbrio dinâmico, de forma divertida e progressivamente desafiante, através de exercícios de instabilidade – Propriocepção.

André Antunes, responsável pelo projeto, é um slackliner de Aveiro que várias participações em competições internacionais

Treinando regularmente e orientando as aulas no seu CENAP Slack Box, André A. Antunes, 35 anos, licenciado em Animação Socioeducativa, é conhecido por

André Antunes

André Antunes

André ARSene Slackliner. Um atleta radicado em Aveiro que tem vindo a desenvolver as suas capacidades e competências desportivas, organizativas e competitivas ao nível do Slackline e Trickline desde 2012 em vários contextos locais, nacionais e internacionais, garantindo a sua presença em alguns festivais, encontros, competições, eventos, exibições, atuações e espetáculos não só na cidade de Aveiro, mas também um pouco por todo o País e, mais recentemente, na Europa.

Em 2012, ano em que se iniciou nesta modalidade, competiu pela primeira vez, qualificando-se em 8º lugar no 1º Campeonato Slackline Portugal, em Dezembro desse ano, nos Jardins de Belém em Lisboa, patrocinado pela Red Bull, Moche e Chevrolet.

Em 2014, coorganizou o 1º Circuito Slackline Portugal – ASPt, dividido em 3 etapas em Sines, Braga e Aveiro, esta última no pavilhão do CENAP Santa Joana a 14 de Novembro. Tendo participado em todas estas etapas somou pontos para pertencer ao Top 5 dos atletas Nacionais participantes nesse circuito, com o seu posicionamento em 5º Lugar do Ranking ASPT 2014.

Em  2018, para além de ter organizado uma competição internacional de trickline, exclusivamente feminina, nas areias da Costa Nova, participou no campeonato europeu de slackline e em competições em Itália e em França.

Perguntas Frequentes

Onde posso fazer um workshop de slackline?

A All About Slackline tem uma vasta experiência na realização de workshops de iniciação e avançados. Em escolas, grandes eventos e eventos desportivos. Sabe tudo na página workshops de slackline.

Dicas para aprender a fazer slackline?

Fazer slackline é relativamente fácil, se tivermos a motivação necessária. Algumas dicas básicas podem fazer toda a diferença neste processo, como: manter as costas direitas, os pés alinhados, fletir os joelhos e focar um ponto fixo. Mas existem mais alguns truques para tornar a missão mais fácil.

Como montar um slackline?

A montagem de um slackline depende do tipo de equipamento que temos. Podemos ter um kit com catracas, primitivo, de hangovers ou pulleys. De qualquer forma, há coisas que devemos sempre fazer, como colocar proteções de árvore e backups de segurança. Para saber como deve montar cada tipo de slackline, veja o nosso guia de montagem.