História do Slackline e como, onde e quando surgiu?

 

É relativamente consensual que a história do Slackline terá começado na década de 80, apesar de poderem ter existido outras práticas semelhantes ainda antes disso.

A verdade é que as respostas à questão sobre como, onde e quando surgiu o slackline, apontam todas no mesmo sentido: no Yosemite Valley, entre 1980 e 1990.

Sobre quem inventou o slackline, as mesmas fontes apontam para escaladores que, adaptando equipamentos de escalada, criaram o conceito de slackline que conhecemos hoje, com recurso a cintas com alguma elaticidade.

Adam Grosowsky e Jeff Ellington quiseram levar o seu entretém e treino complementar mais além e acabaram dando inicio à história do Slackline.

História do slackline e curiosidades

Quando surgiu?

Os primeiros registos que podemos encontrar na internet são da são da década de 80. Estes acabam por confirmar aquilo para que apontam fontes como ISA, no que diz respeito ao nascimento do slackline . Deixamos aqui um vídeo de 1985 e outro, gravado 10 anos mais tarde, que ilustram a fase mais embrionária da modalidade.

Onde surgiu o slackline?

Com já foi dito, o slackline surgiu no Yosemite National Park, ou Yosemite Valley. Trata-se de um parque natural nos EUA, que é uma espécie de Meca para os praticantes de escalada e outros desportos de montanha.

Com uma área de 3081 km2, é um mundo de possibilidades inesgotáveis que começou por atrair a comunidade de escalada e, hoje, arrasta muitos slackliners para projetos de highline épicos.

Mais uma vez, recomendamos 2 vídeos, um de projetos de escalada no Yosemite e outro de um projeto de slackline, neste caso highline.

Quem inventou o slackline?

Se distinguirmos slackline  de”tight rope”, não restam muitas dúvidas de que tenham sido os dois escaladores Adam Grosowsky e Jeff Ellington, como já havíamos referido.

Voltámos a este tema apenas para notar que o segundo, Jeff Ellington, para além de fazer parte da história do slackline, tem o seu nome eternizado num dos mais populares métodos de montagem e tensionamento de slacklines, o sistema Ellington. Podem descubrir mais sobre este método no nosso artigo sobre como montar um slackline.

Perguntas frequentes

Slackline, o que é?

O Slackline consiste na prática de equilíbrio sobre uma linha dinâmica, mais ou menos esticada, entre dois pontos fixos. O praticante pode caminhar ou fazer manobras e truques, dinâmicos ou estáticos. Pode ser praticado em altura, sobre água. O slackline tem muitas variações, podes explorar aqui.

O que é o highline?

Descobre o highline, a vertente mais extrema do slackline, fica a saber o que a define e o que a diferencia das outras vertentes, como o rodeo, o trickline, longline ou waterline.

Como escolher um slackline?

O tipo de slackline certo para nós depende dos nossos objetivos neste desporto. Se pretendemos apenas caminhar as linhas mais estreitas são as ideais. Se pretendemos fazer trickline as que têm 5 cm de largura são as adequadas. Mas há mais variações que podemos ter em conta, quanto ao tipo de montagem, elasticidade ou aderência. Descobre aqui quais são.

Quais são as regras que devemos respeitar quando fazemos slackline?

Fazer slackline poderá, se for praticado de forma menos responsável, implicar alguns riscos. Tomar medidas de segurança básicas protegem que pratica e aqueles que partilham o mesmo espaço. Colocar um backup de segurança, não cruzar caminhos, colocar proteções de árvore são apenas algumas delas. Descobre todas na nossa lista de regras de segurança para a prática de slackline.