Project Description

5 dicas de

slackline para

aprender mais rápido

Neste artigo vamos-te dizer quais são as técnicas básicas e as dicas de slackline que todos devem saber ao começar neste desporto.

Poderá não parecer muito mas vai fazer toda a diferença na hora de subir para a fita. Vai-te poupar tempo, frustração e tornar o processo bem mais divertido.

Vamos lá!

1 – Pés alinhados com a fita;

2 – Fixar um ponto fixo, como a árvore;

3 – Fletir ligeiramente os joelho;

4 – Manter os braços ao nível do ombros;

5 – Manter as costas direitas.

1 – Pés alinhados com a fita;

2 – Fixar um ponto fixo, como a árvore;

3 – Fletir ligeiramente os joelho;

4 – Manter os braços ao nível do ombros;

5 – Manter as costas direitas.

Vê o video com a explicação do Michael e do Valter

Dicas de Slackline

O slackline é um desporto ao alcance de todos mas, experimentar sem alguém que já pratique ou desconhecer as técnicas básicas, pode levar a alguma frustração ou à ideia de que é difícil quando, na verdade, é bastante fácil, se seguirmos algumas dicas.

Aqui vão algumas dicas de slackline para iniciantes:

Para começares, deves usar um slackline curto, entre 5 e 10 metros, e com uma altura perto os 30 cms.

Passando à ação,  deves alinhar o teu pé com a fita, focar a árvore ou um ponto fixo à tua frente. Sempre com as costas direitas, eleva os braços ao nível dos ombros e flete ligeiramente os joelhos.

Nesta fase inicial é normal que sintas alguma instabilidade ao subir para o slackline. Deves tentar elevar o teu peso na perna que está no slackline sem dar impulso com a perna que está no chão, para minimizar a instabilidade quando sobes para a fita.

Com o acumular de tentativas a tremideira vai diminuir. Nessa altura tenta aguentar 2 a 3 segundos apenas numa perna, aproveitando a outra para contrabalançar e recuperar o equilíbrio.

Depois, avança com o segundo pé para a fita, sempre alinhado com esta,  e transfere o teu peso para a perna da frente para, em seguida, soltares o pé de trás e dares um passo. Tenta sempre, entre os passos,  aguentar 2 a 3 segundos apenas numa perna e repete este processo até te sentires confortável.

O teu corpo, de forma inconsciente vai-se habituar e, seguindo estas dicas para praticar slackline, o processo de aprendizagem começará a fluir rapidamente .

Vê outros artigos

Vê o video com as dicas de slackline do Michael e do Valter

Visita a nossa loja

Perguntas Frequentes

Qual é o slackline certo para mim?

O slackline ideal para nós depende dos objetivos que temos. Se estes passam por caminhar devemos optar por linhas de 2,5 cm. Se, ao contrário, o objetivo é o trickline devemos escolher uma linha mais larga. No entanto não é so isto. Existem mais possibilidade que variam quanto à montagem, elasticidade e aderência. Descobre aqui quais são.

Como devo montar o meu slackline?

A forma de montar um slackline depende do tipo de slack que temos. Podemos ser de catracas, primitivo, um pulley tradicional ou hangover’s com linegrip. Mas há que devem ser respeitadas em qualquer dos casos. Usar proteções de árvore e backups de segurança são algumas delas. Para saber como devemos montar cada tipo de slackline, basta seguir o nosso guia de montagem.

Quais são as regras para a prática de slackline?

Fazer slackline poderá envolver alguns riscos, se não o praticarmos de forma responsável. seguir algumas regras de segurança simple protegem quem pratica e terceiros. Fazer um backup de segurança, não cruzar caminhos em espaços públicos, proteger as árvores são apenas alguns dos comportamentos que temos de adoptar. Explora a nossa lista de regras de segurança para a prática de slackline.